Agricultura Biológica

pdr2020   

 

  • Assistência técnica em agricultura Biológica

     

    Assistência Técnica

     

    Horta | Pomar | Frutos secos | Vinha Olival

    Espargo | Morango |  Pequenos Frutos

     

  • Publicações
     
     
    As bases da agricultura biológica
     
    Tomo I – Produção Vegetal
    (manual completo ilustrado)
    Guia de factores de produção para Agricultura Biológica2012/2013
     
    (lista de adubos, correctivos e pesticidas autorizados em agricultura biológica em Portugal)
     
  • Elaboração de candidaturas e acompanhamento técnico

     

    Projectos PDR2020 Com projetos aprovados

     

    Acção 3.1. Jovens Agricultores

    Acção 3.2. Investimentos na Exploração Agrícola

    Acção 10.2 - Pequenos investimentos na exploração agrícola

     

  • Registo de matérias fertilizantes na DGAE

    Registo de matérias fertilizantes na DGAE

    e pedido de autorização para agricultura biológica na DGADR

     

    As empresas que comercializam matérias fertilizantes em Portugal, são obrigadas, pelo D.L. nº 103/2015, a registar os seus produtos na DGAE.

    Podemos ajudar no processo, recolhendo informação, preenchendo os formulários e entregando na DGAE o pedido de registo.

     

 

Destaques

  • Estratégia Nacional para a AB em consulta pública

    A Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica encontra-se em período de consulta pública, na página da DGADR (http://www.dgadr.pt), até ao próximo dia 30 de Setembro.
  • PDR2020 – novas regras

    As novas regras para a preparação e submissão de projetos ao PDR2020 já estão disponíveis. A AGRO-SANUS continua a trabalhar em Projetos de Investimento na Exploração Agrícola (Ação 3.2), Projetos de Instalação de Jovens Agricultores (Ação 3.1) e Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (Medida 10.2). Os nossos projetos desde sempre contemplaram visita inicial à exploração agrícola e recolha de amostras de terra para análise com base nas quais são efetuados os cálculos das fertilizações.
  • A UE deveria investir mais em investigação em agricultura biológica

    Um novo estudo da Université Catholique de Louvain (Be) e do Organic Research Centre (UK) indica que o aumento do investimento em investigação em agricultura biológica trará as respostas a diversos problemas ambientais e sociais dos sistemas de produção agrícolas europeus.
  • O ano e o dia do solo - Dez 2015

    A declaração da ONU do ano internacional do solo para 2015 resultou da tomada de consciência de que o solo agrícola é um recurso escasso e em acelerada degradação. Só 22% da superfície da terra pode ser usada para produzir alimentos (cerca de 95% do que comemos). Cerca de metade desses 22% já foi degradado pela erosão, contaminação ou desertificação, com a maior parte dos estragos feitos nos últimos 50 anos.
  • As leguminosas no seu ano internacional

    A família botânica das leguminosas (ou fabáceas) inclui as plantas cujo fruto é uma vagem, como é o caso da fava, da ervilha e do feijão, mas também algumas árvores como a alfarrobeira ou as acácias. São espécies fundamentais, quer pelo seu valor nutritivo, dado o elevado teor de proteínas e de aminoácidos essenciais, quer pela fixação biológica do azoto no solo. Em parte por estes atributos, as Nações Unidas declararam 2016 como o ano internacional das proteaginosas, ou seja das leguminosas, que produzem sementes para alimentação humana e animal.

PDR2020 – novas regras

PDR2020As novas regras para a preparação e submissão de projetos ao PDR2020 já estão disponíveis. A AGRO-SANUS continua a trabalhar em Projetos de Investimento na Exploração Agrícola (Ação 3.2), Projetos de Instalação de Jovens Agricultores (Ação 3.1) e Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (Medida 10.2). Os nossos projetos desde sempre contemplaram visita inicial à exploração agrícola e recolha de amostras de terra para análise com base nas quais são efetuados os cálculos das fertilizações.

Também fazem parte da nossa prática corrente a inclusão de investimentos em melhoria da fertilidade do solo, em energias renováveis e o cálculo da rentabilidade com base em preços de mercado, fatores que valorizam os projetos e aumentam a VGO. Estamos disponíveis para, de forma sólida, dar forma ao seu projeto. Contacte-nos para mais informações.